quinta-feira, 28 de outubro de 2010

DATAS IMPORTANTES


Anote aí para não esquecer:

De 03 à 05 de novembro 2010:

Entrega do Relatório de Estágio II (5ª Matrícula de 2010)

Entrega do Relatório de Estágio I (6ª Matrícula)

Requerimento de 7ª Matrícula em Estágio I e Estágio II na Secretaria do Curso de Turismo.

SIGA O MODELO DE RELATÓRIO

Se você não tem o modelo, entre em contato com: brunaorientadora@hotmail.com


sábado, 23 de outubro de 2010

ALUNOS MATRICULADOS - SEXTA MATRÍCULA - outubro



Geimmeson Murillo de Almeida da Silva
Ana Raquel Amorim da Câmera
Gustavo Araújo da Hora
Mariana Regalado Rocha
Jonas Sérgio do Rego Pinto Junior
Arthur Henrique Fernandes da Silva
Andressa Magalhães Almeida

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

DICAS DE FORMATAÇÃO


COMO NUMERAR A PARTIR DA INTRODUÇÃO?

*Você precisa colocar uma Quebra de Página entre as duas páginas, assim:

Primeiro Passo: se vc estiver usando o Office 2007, você deve clicar em layout da página > quebras > quebra de seção > próxima página.

Segundo Passo: Depois, deve clicar duas vezes em cima do cabeçalho para abri-lo, e em Design, deixar “Desmarcada” a opção "VINCULAR AO ANTERIOR". Pronto, você pode mexer nas duas seções, com cabeçalhos diferentes.

Terceiro Passo - Insira os números de página.

Último Passo (aff não aguentava mais...) - Depois clique em números de página > formatar números de página e altere a contagem de páginas. Ela inicia com a folha de rosto, então, se você estiver na página 9, deve colocar para iniciar em 8, lembre-se que a Capa não conta.

OBS: se vc estiver utilizando uma versão anterior, clique em F1 para abrir a ajuda e procure por "vincular seções". O comando para inserir quebra é: Inserir > quebra > quebra de página.

Para você que tem preguiça de ler...assista a esse vídeo sobre como numerar as páginas:

terça-feira, 19 de outubro de 2010

DEPOIMENTOS DE ESTAGIÁRIOS DE SUCESSO

Desta vez apresentamos o depoimento de Marinalva da Silva, estudante de Turismo da UFRN, que estagiou na Dandara Turismo e Eventos:

"Durante o estágio percebi que a atividade turística requer do profissional da área habilidades e desenvoltura para lhe dar com diversas situações do dia-a-dia, como: saber solucionar diversos problemas, pois, cada cliente tem desejos diferentes, suprir as necessidades dos consumidores, deixando-os satisfeitos, para garantir a sua fidelização.
É muito relevante para o nosso desempenho conhecermos e nos identificarmos com o estabelecimento ao qual prestamos serviços e principalmente termos em mente a missão da empresa, para adequarmos o nosso trabalho ao melhor que podemos oferecer, tendo em vista que no cotidiano sempre iremos nos deparar com desafios e questionamentos sobre a empresa.
Ao desenvolver atividades na parte de eventos, percebi a grande responsabilidade que o profissional tem para que tudo ocorra nos conformes, porém, é indispensável o planejamento, visto que, sem ele nada dá certo.
O setor de emissão dos pacotes, aéreos e hotéis, era um dos mais práticos da empresa, pelo fato de possuir um sistema de fácil compreensão, era necessário apenas respondê-lo segundo as necessidades dos consumidores.
Aprendi bastante com o estágio, principalmente por ter sido a minha primeira experiência no mercado, no qual adquiri conhecimentos com a atividade prática que em tese só conhecia na teoria.
O estágio me proporcionou uma experiência que serviu de base para o meu progresso enquanto estudante de Turismo e minha futura carreira na área, que levarei comigo como bagagem.
Enfim, percebo que o estágio foi bastante relevante para o meu crescimento profissional e pessoal, pois contribuiu com a minha capacitação. O mesmo me proporcionou aprendizado para a minha futura carreira profissional, pois além de adquirir conhecimentos que eu não possuía, pude desenvolver habilidades inerentes a um profissional de Turismo."

domingo, 17 de outubro de 2010


Ministério do Trabalho dá inicio ao processo de
reconhecimento da profissão de Turismólogo.

Protocolado nesta quarta-feira, com o número MTE 4600.02180/2010-16, o Instituto Brasileiro de Turismólogos (http://www.turismologos.org.br) entregou ao Ministério do Trabalho e Emprego, dados e tabulação relativa à pesquisa realizada no último mês de setembro, onde apontou a situação profissional, registrando participação de 4.416 profissionais em todo o país, o documento possui 330 páginas e envolveu 10 turismólogos em sua elaboração.

A próxima etapa será realizada pela Divisão de Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, que analisará as funções desempenhadas pela categoria.

Dados complementares deste trabalho serão disponibilizados no site do Instituto.

Seguem alguns dados obtidos com a pesquisa.

• Universo quantitativo da pesquisa 4.416;
• Formação por década: de 71/80=36; de 81/90=77; de 91/00=333; de 01/10=3.746;
• Futuros profissionais: de 2011/15=224;
• Atuam no setor 2.583 (58,5%);
• Dos que atuam 80% estão no operacional e 20% gestão.
• Dos que atuam 85% no setor privado e 15% no setor público;
• Não Atuam no setor 1.833 (41,5%);

A CBO é o documento normalizador do reconhecimento para fins de classificação, nomeação e codificação dos títulos e conteúdos da ocupação do mercado de trabalho brasileiro – SEM FUNÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL.