- Não enrole: uma página é suficiente para o currículo de principiantes
- Informe dados pessoais básicos: nome, idade, endereço, telefone, e-mail e formação são imprescindíveis. Também é importante informar onde estuda, em qual turno (manhã, tarde ou noite) e em que ano está
- Valorize sua formação: mencione os cursos, seminários e workshops dos quais participou --mas só os que têm relação com a sua profissão. Aulas de teatro não ajudam a conseguir vaga num escritório de engenharia
- Idiomas: enumere as línguas que sabe, mas indique seu grau de conhecimento em cada uma. Para pesquisar cursos gratuitos ou de baixo custo, leia a reportagem Aprenda uma nova língua gastando pouco
- Experiência anterior: estágios ou empregos anteriores, ainda que temporários, devem ser listados em ordem cronólogica, ou seja, do atual para o mais antigo. Indique o ramo de atividade da empresa, função exercida e tempo de permanência no trabalho
- Novas tecnologias: mencione seus conhecimentos em informática, independente da área de atuação
- Não dê opiniões sobre si próprio: evite comentários do tipo "sou dinâmico e simpático"
- Na sala de espera, seja discreto. Cuidado com o tom de voz e postura
- Mantenha-se calmo e expresse-se com clareza. Nada de falar alto, usar gírias ou gesticular exageradamente
- Seja franco e autêntico. Avaliadores são treinados para pegar mentiras
- Treine em casa para evitar sustos na hora H. Os entrevistadores costumam fazer perguntas recorrentes. Eis algumas delas: porque o candidato escolheu a carreira em questão? Como se vê daqui dez anos? O que está lendo no momento? - essas questões pretendem testar sua capacidade de articulação, ou seja, sua facilidade de comunicação
- Em dinâmicas de grupo, não pergunte qualquer bobagem só para se mostrar participativo
- Leia o jornal ou pesquise as principais noticias do dia na Internet. Quanto mais informado, mais chances de ter assunto com o entrevistador
- Informe-se sobre a empresa antes do encontro com o possível futuro chefe. Ele pode fazer perguntas sobre assuntos relacionados à área de atuação da empresa
- O perfil da empresa pode ajudá-lo também a definir que roupa vestir. Agências de publicidade costumam tolerar roupas mais informais. Bancos e empresas de perfil sisudo preferem trajes sociais. De qualquer forma, meninas devem evitar decotes e roupas curtas e ter unhas e cabelos tratados. Meninos devem estar de barba bem-feita.
Mayara Ferreira de Farias